A recomendação de viscosidade não é mais como antes. Mudou!
Confira nesta matéria.
Hoje não falarei sobre viscosidade do ponto de vista técnico. O meu ponto de atenção está na recomendação dos fabricantes dos veículos.
Atualmente, identificar o óleo lubrificante correto para um veículo tem se tornado uma tarefa que exige, cada vez mais, conhecimento e atenção, tanto por parte do proprietário do veículo, como dos profissionais que atuam nas vendas e trocas dos óleos lubrificantes.
Num passado recente, ao abrir o manual do proprietário do veículo era possível encontrar para um determinado modelo mais de uma opção de viscosidade.
Exemplo: Para o modelo Prima/2007, da marca Chevrolet, era recomendado cinco faixas de viscosidade: SAE 5W-30, SAE 10W-30, SAE 15W-40 e SAE 20W-40 e SAE 20W-50.
Página de especificações do manual do Prisma/2007
Ter mais de uma opção de viscosidade para um mesmo modelo significa encontrar na prateleira do ponto de venda, várias opções de óleo lubrificante, inclusive de um mesmo fabricante de óleo.
Mas agora a realidade é outra. As montadoras vem recomendando para um modelo de veículo uma única faixa de viscosidade.
Exemplo: Para o mesmo modelo Prisma (citado no exemplo anterior) ano 2015, há apenas uma recomendação: SAE 5W-30.
Página de especificações do manual do Prisma/2015
Ter apenas uma "única" opção de viscosidade, exigirá maior atenção para encontrar, exatamente, a viscosidade recomendada.
Lembre-se: o óleo lubrificante tem importância vital para o motor do seu veículo. E ter um veículo no Brasil custa muito dinheiro!
Até o próximo post!
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