sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Cliente satisfeito é a garantia do "voltará sempre!"

Frentistas, Atendentes e Técnicos de Lubrificação: Cartões "vivos" de visita. 

Precisam estar capacitados!


Quando o assunto é relacionamento com o cliente, a voz, é, de fato, dos profissionais chamados "formadores de opinião". Esses profissionais são, sem sombra de dúvidas, os cartões "vivos" de visita do estabelecimento a qual defendem.

Eles podem elevar ou derrubar esta marca a partir do atendimento ao cliente, mesmo que este estabelecimento possua os mais excelentes produtos.

Para conquistar a confiança do cliente é preciso que através da abordagem se transmita confiança e, assim, conquiste credibilidade.

E como transmitir confiança?  Vamos a contribuição do blog com pontos fundamentais:

   1. Primeiro atendimento
  • É fundamental ter o total conhecimento da empresa em que trabalha;
  • Sorriso no rosto;
  • Ouvidos atentos;
  • Bom vocabulário;
  • Boa apresentação pessoal;
  • Boa apresentação do local de trabalho: deve estar sempre limpo e organizado.
   
   2. Atendimento técnico

  • É preciso entender a necessidade essencial do cliente Exemplo: numa troca de óleo lubrificante, é fundamental conhecer o modelo do veículo e as especificações do lubrificante exigido pelo seu fabricante. Só a partir desta análise poderá ser recomendado o produto lubrificante correto.
  • É preciso conhecer as especificações do(s) produto(s) que será(ão) indicado(s)                                                             Importante: Nem sempre o produto de maior valor agregado     (ex: sintético) é o o que o cliente necessita. Se ele não necessita de um óleo sintético, o profissional que o atende não poderá afirmar o contrário. O cliente nunca pode ser enganado.
  • Ir além do que o cliente busca é também parte importante para que se transmita confiança                                                 Exemplono momento do serviço da troca do óleo, o técnico de lubrificação pode verificar os itens essenciais do veículo e, a partir daí, oferecer outras soluções para a boa condição de dirigibilidade do automóvel. Não significa "querer vender mais produtos" , e sim, garantir a melhor condição do veiculo para seu cliente.
  • É fundamental ter conhecimento de todas as informações técnicas dos produtos e também dos serviços para sanar quaisquer dúvidas do cliente.                                                                                                                                                                 Caro revendedor, a velha expressão "Volte Sempre", que víamos muito em sacolas de supermercado, não precisará ser exclamada uma vez que o atendimento e serviços prestados por seus "formadores de opnião" serão suficientes para trazer seu cliente de volta, desde que estes colaboradores estejam capacitados!

Um grande abraço, e até o próximo post.











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