Frentistas, Atendentes e Técnicos de Lubrificação: Cartões "vivos" de visita.
Precisam estar capacitados!
Quando o assunto é relacionamento com o cliente, a voz, é, de fato, dos profissionais chamados "formadores de opinião". Esses profissionais são, sem sombra de dúvidas, os cartões "vivos" de visita do estabelecimento a qual defendem.
Eles podem elevar ou derrubar esta marca a partir do atendimento ao cliente, mesmo que este estabelecimento possua os mais excelentes produtos.
Para conquistar a confiança do cliente é preciso que através da abordagem se transmita confiança e, assim, conquiste credibilidade.
E como transmitir confiança? Vamos a contribuição do blog com pontos fundamentais:
1. Primeiro atendimento
- É fundamental ter o total conhecimento da empresa em que trabalha;
- Sorriso no rosto;
- Ouvidos atentos;
- Bom vocabulário;
- Boa apresentação pessoal;
- Boa apresentação do local de trabalho: deve estar sempre limpo e organizado.
2. Atendimento técnico
- É preciso entender a necessidade essencial do cliente Exemplo: numa troca de óleo lubrificante, é fundamental conhecer o modelo do veículo e as especificações do lubrificante exigido pelo seu fabricante. Só a partir desta análise poderá ser recomendado o produto lubrificante correto.
- É preciso conhecer as especificações do(s) produto(s) que será(ão) indicado(s) Importante: Nem sempre o produto de maior valor agregado (ex: sintético) é o o que o cliente necessita. Se ele não necessita de um óleo sintético, o profissional que o atende não poderá afirmar o contrário. O cliente nunca pode ser enganado.
- Ir além do que o cliente busca é também parte importante para que se transmita confiança Exemplo: no momento do serviço da troca do óleo, o técnico de lubrificação pode verificar os itens essenciais do veículo e, a partir daí, oferecer outras soluções para a boa condição de dirigibilidade do automóvel. Não significa "querer vender mais produtos" , e sim, garantir a melhor condição do veiculo para seu cliente.
- É fundamental ter conhecimento de todas as informações técnicas dos produtos e também dos serviços para sanar quaisquer dúvidas do cliente. Caro revendedor, a velha expressão "Volte Sempre", que víamos muito em sacolas de supermercado, não precisará ser exclamada uma vez que o atendimento e serviços prestados por seus "formadores de opnião" serão suficientes para trazer seu cliente de volta, desde que estes colaboradores estejam capacitados!
Um grande abraço, e até o próximo post.
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