sexta-feira, 25 de março de 2016

HdLub leva informações ao setor automotivo para aplicação já no dia seguinte!

HdLub - Capacitação & Soluções em Lubrificantes, realizou no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, o treinamento Capacitação Automotiva.

O evento contou com a presença de profissionais de vários segmentos do setor automotivo: troca de óleoauto peças e centros automotivos.

Com duração de 3h:30min cada turno (tarde e noite) o treinamento levou informações através de seus sete módulos.

1. Atendimento ao cliente;
2. Noções Básicas de Motores;
3. Lubrificantes (do poço do petróleo ao ponto de venda);
4. Lubrificação;
5. Comercialização (comercializar x vender)
6. Merchandising;
7. Meio Ambiente.

Todos os sete módulos levaram aos participantes novos conhecimentos e atualizações importantes para suas atividades. Porém, unanimemente, os participantes destacaram os módulos de "Atendimento ao Cliente", "Lubrificantes", "Merchandising" e "Meio Ambiente" como fundamentais, já para o dia seguinte ao treinamento, pelas seguintes questões:

a) Em "Atendimento" o ponto de atenção foi a abordagem, "Todos São Vendedores", pois ficou claro que os funcionários de um estabelecimento "vendem" o tempo todo a imagem/marca da empresa em que trabalham. Eles são fundamentais para elevação desta imagem/marca. 

b) Em "Lubrificantes" o ponto de atenção foi a classificação de desempenho ACEA, uma importante norma de lubrificantes automotivos, porém, ainda desconhecida dos profissionais que atuam com lubrificantes. Agora, conhecem e podem aplicar.

c) Em "Merchandising (Visual)" mostrou - se a importância da utilização de elementos de imagem que promovam tanto produtos como, principalmente, a imagem/marca do estabelecimento. São materiais de custo, relativamente baixo, ainda pouco utilizados.

d) Em "Meio Ambiente" o destaque, e por que não dizer a surpresa dos participantes, ficou por conta da logística reversa do óleo lubrificante contaminado, embalagens e filtros. Havia até então, total desconhecimento destas práticas, fundamentais para a preservação do meio ambiente nesta atividade que possui um alto risco de contaminação. 

Em fim, para a HdLub - Capacitação & Soluções em Lubrificantes, foi de enorme valia passar as informações para o público presente, que representa uma pequena amostra deste grande setor da economia do país: o Setor Automotivo.



                         




Todas as imagens em nossa página no facebook: HdLub - Capacitação e Soluções

Visite também nosso site: www.hdlub.com.br


Até o próximo post, até o próximo treinamento!




sexta-feira, 11 de março de 2016

Com a viscosidade de um óleo lubrificante é preciso atenção. A escolha errada significa problemas sérios, a médio e curto prazo.

A recomendação de viscosidade não é mais como antes. Mudou!

Confira nesta matéria.


Hoje não falarei sobre viscosidade do ponto de vista técnico. O meu ponto de atenção está na recomendação dos fabricantes dos veículos.

Atualmente, identificar o óleo lubrificante correto para um veículo tem se tornado uma tarefa que exige, cada vez mais, conhecimento e atenção, tanto por parte do proprietário do veículo, como dos profissionais que atuam nas vendas e trocas dos óleos lubrificantes.

Num passado recente, ao abrir o manual do proprietário do veículo era possível encontrar para um determinado modelo mais de uma opção de viscosidade.

Exemplo: Para o modelo Prima/2007, da marca Chevrolet, era recomendado cinco faixas de viscosidade: SAE 5W-30, SAE 10W-30, SAE 15W-40 e SAE 20W-40 e SAE 20W-50

Página de especificações do manual do Prisma/2007

Ter mais de uma opção de viscosidade para um mesmo modelo significa encontrar na prateleira do ponto de venda, várias opções de óleo lubrificante, inclusive de um mesmo fabricante de óleo.

Mas agora a realidade é outra. As montadoras vem recomendando para um modelo de veículo uma única faixa de viscosidade. 

Exemplo: Para o mesmo modelo Prisma (citado no exemplo anterior) ano 2015, há apenas uma recomendação: SAE 5W-30

Página de especificações do manual do Prisma/2015

Ter apenas uma "única" opção de viscosidade, exigirá maior atenção para encontrar, exatamente, a viscosidade recomendada. 

Lembre-se: o óleo lubrificante tem importância vital para o motor do seu veículo. E ter um veículo no Brasil custa muito dinheiro!


Até o próximo post!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONHEÇA MAIS
Inscreva-se no Treinamento da HdLub - Capacitação & Soluções

ACESSE:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------



terça-feira, 8 de março de 2016

Trabalhar com o que está predestinado é trabalhar com o que se está no "sangue"

O mês é novembro, dia de feriado, ano 1977. A cidade é Guaratinguetá - SP. Neste dia de feriado, nascia eu, e na escolha de meu nome, a definição de algo.

Vocês vão entender!

O fato é que minha mãe para a escolha do meu nome, acredito, recebeu uma mensagem de Deus. Ao ver uma lata de graxa com o nome Hudson ela disse: ele vai vai se chamar Hudson. 

Graxa Hudson - da década de 60
(imagem retirada do site Mercado Livre - lata vendida para colecionadores)

Ali, a matriarca de nossa família não imaginava o que estava reservado profissionalmente para mim.

Cresci, estudei o colegial, e, quando fui para o ensino médio, fiz o curso de Técnico em Mecânica Industrial, aqui no Rio de Janeiro.

Na vida profissional iniciei em 1996 nas empresas de ônibus do grupo Redentor, em Jacarepaguá.

Foi numa empresa deste grupo que conheci um trabalho da Shell, em 1998: o projeto Gestão Global de Frotas. Alí, atuamos juntos durante um ano, até que fui convidado por esta gigante anglo-holandesa, para trabalhar no mesmo projeto, em meados de 1999. 

Após três anos de Shell fui para a Petrobras Distribuidora, a BR, em julho de 2002. 
Nesta estatal comecei atuando numa área de serviços, com projetos que agregam valor às vendas dos produtos. 

Fiquei nesta área cinco anos, período o qual retornei a faculdade, no Curso Superior de Petróleo e Gás, na Universidade Veiga de Almeida.

Durante este mesmo período, nas publicações impressas e digitais da BR,  eu lia matérias sobre lançamentos de lubrificantes. Lia sobre o desenvolvimento, os lançamentos e as palestras técnicas. 

Depois de tanto ler, um dia eu disse: "quero trabalhar na área de Marketing de Produtos".
E assim aconteceu. Em 2007 fui eu integrar uma gerência cujo a sigla era GMKPRO (Gerência de Marketing da Produtos). E é nesta área que se confirma a predestinação. 

Total envolvimento com as atividades de prospecção, análise e definição de especificações para o desenvolvimento de um lubrificante. Mergulhei nesta área! 

Além do desenvolvimento atuei na definição e implementação de estratégias de lançamento. Fui para o campo, a rua, levar informações, treinar equipes de vendas da BR, e, também muitos clientes revendedores. Aprendi muito! Sou muito grato a Shell Brasil e Petrobras Distribuidora.

Saí da BR em dezembro de 2015, e, atualmente, com a  recém criada HdLub Capacitação & Soluções em Lubrificantes que dou minha contribuição para o crescimento deste importante setor da economia do país: o setor de lubrificantes.




Quanto ao que falei do post anterior sobre a história do lendário Fabulous Hudson Hornet, peço aguardarem mais um pouco. 

Por hora deixo o vídeo abaixo. Vocês vão gostar!




Uma abraço e até o próximo post!