domingo, 21 de fevereiro de 2016

Se você comprou um carro nos últimos dois anos é provável que a ACEA faça parte da sua vida.


Página de recomendação de produtos do Chevrolet Cruze


Durante muito tempo falar em trocar o óleo lubrificante do  motor de um automóvel era também falar, exclusivamente, de  API (American Petróleum Institute) e SAE (Society of Automotive Engineers) por se tratarem das principais especificações para a escolha do correto óleo lubrificante. 

A especificação API diz respeito à qualidade do serviço que um determinado lubrificante vai prestar ao motor. É o desempenho, a performance. São vários os serviços: combate contra a corrosão, limpeza do sistema, além do principal, que é reduzir a níveis mínimos o atrito entre as peças.

Já a especificação SAE diz respeito a viscosidade do óleo lubrificante, ou seja, a película lubrificante. A grosso modo seria, a "espessura" do lubrificante. 

Mas os tempos, são verdadeiramente, outros, como dito no último post deste blog. 

Em se tratando desta qualidade do serviço (desempenho) do óleo lubrificante, a especificação que vem se tornando cava vez mais presente nos manuais dos veículos (foto acima) é a européia ACEA. 



Muitos de nós, principalmente os que atuam diretamente com óleo lubrificante terá que conhecer as especificações desta entidade européia. 

Quanto a viscosidade, a especificação SAE continua sendo a única que define sobre as faixas de viscosidade de um óleo lubrificante. 

No próximo post, vamos detalhar sobre as especificações ACEA.

Não percam!






Nenhum comentário:

Postar um comentário