Página de recomendação de produtos do Chevrolet Cruze
Durante muito tempo falar em trocar o óleo lubrificante do motor de um automóvel era também falar, exclusivamente, de API (American Petróleum Institute) e SAE (Society of Automotive Engineers) por se tratarem das principais especificações para a escolha do correto óleo lubrificante.
A especificação API diz respeito à qualidade do serviço que um determinado lubrificante vai prestar ao motor. É o desempenho, a performance. São vários os serviços: combate contra a corrosão, limpeza do sistema, além do principal, que é reduzir a níveis mínimos o atrito entre as peças.
Já a especificação SAE diz respeito a viscosidade do óleo lubrificante, ou seja, a película lubrificante. A grosso modo seria, a "espessura" do lubrificante.
Mas os tempos, são verdadeiramente, outros, como dito no último post deste blog.
Em se tratando desta qualidade do serviço (desempenho) do óleo lubrificante, a especificação que vem se tornando cava vez mais presente nos manuais dos veículos (foto acima) é a européia ACEA.
Muitos de nós, principalmente os que atuam diretamente com óleo lubrificante terá que conhecer as especificações desta entidade européia.
Quanto a viscosidade, a especificação SAE continua sendo a única que define sobre as faixas de viscosidade de um óleo lubrificante.
No próximo post, vamos detalhar sobre as especificações ACEA.
Não percam!
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