domingo, 7 de fevereiro de 2016

Novos Rumos dos Lubrificantes no Brasil - Tecnologia


  • Evolução dos lubrificantes para novas tecnologias automotivas.
  • Análise do ciclo de vida de lubrificantes com baixo grau de viscosidade;
  • Injeção direta a gasolina – novos desafios para lubrificantes;
  • Óleos lubrificantes para motores diesel.

Estes foram os principais temas abordados no VIII Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva  em SP, no dia 28/10/2015. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre a especialistas, profissionais e representantes deste importante setor no PIB do Brasil.

Numa visão geral as palestras mostraram como a indústria de lubrificantes precisou evoluir para acompanhar as novas tecnologias dos motores automotivos, e, apontaram que o atendimento aos requisitos dos novos projetos de motores, como por exemplo, redução de emissões e economia de combustível, deverá ser o próximo passo.

Geralmente, quando um fabricante de motor desenvolve um projeto com foco em economia de combustível demanda, para aquele motor, um lubrificante que atenda aos requisitos de lubrificação para possibilitar a economia de combustível. E um destes requisitos é, sem dúvidas, um lubrificante com baixa viscosidade.

No caso dos motores leves a diesel, que equipam picapes e SUVs, sempre demandaram lubrificantes com viscosidades mais altas: SAE 20W-50, 15W-40 e SAE 10W-40. 

Mas os tempos são outros, outro cenário se apresenta: estes mesmos fabricantes de motores leves a diesel estão demandando lubrificantes com baixa viscosidade. E se o cenário mudou, mudou para todo mundo. A indústria de lubrificantes automotivos acompanha as exigências dos fabricantes de motores. 

Confira abaixo quem oferece em seu portfólio lubrificantes com baixa viscosidade para motores a diesel de Picapes e SUVs.

                 
   Baixa viscosidade (SAE 5W30) para motores leves a diesel


E não pára por aí não. Nos simpósios de lubrificantes da AEA há uma sinalização que essa demanda por lubrificantes com baixas viscosidades chegará aos pesados veículos movidos à diesel, ou seja, os caminhões e ônibus.

Para obter mais informações sobre os lubrificantes SAE 5W30 para os motores leves a diesel visite o site dos fabricantes de lubrificantes através dos links localizados no canto direito inferior deste blog. 

Até o próximo post!







          






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